A SC Johnson assina compromisso internacional inovador para enfrentar a crise de poluição por plásticos

Empresa promove o novo compromisso global com a economia para plásticos, da Ellen MacArthur Foundation, na Our Ocean Conference, Indonésia

RACINE, Wisconsin, 28 de outubro de 2018 – SC Johnson anuncia hoje que está se juntando a uma coalizão mundial das principais empresas e governos para combater a crescente crise global da poluição por plástico.  Juntamente com Dame Ellen MacArthur, Fisk Johnson, Presidente do conselho e CEO da SC Johnson, assinou o compromisso para a nova economia global para plásticos na Our Ocean Conference 2018 em Bali, na Indonésia. Continuando o ousado legado da SC Johnson de proteger as pessoas e o planeta, este compromisso, liderado pela Ellen MacArthur Foundation em colaboração com a agência de meio-ambiente das Nações Unidas, abordará as causas da poluição por plástico e ajudará a manter o plástico fora de nossos oceanos.

“Nós medimos nosso sucesso não pelo relatório financeiro do trimestre seguinte, mas pelo que podemos fazer para tornar o mundo melhor para esta geração e a próxima”, disse Fisk Johnson, Presidente do conselho e CEO da SC Johnson. “Juntamente com a Ellen MacArthur Foundation e outras organizações globais, estamos assumindo compromissos ambiciosos e agindo em conjunto para criar uma nova economia de plásticos que ajuda a impedir que o plástico se torne lixo.”

“Assinando o compromisso global, a SC Johnson e mais de 250 outras organizações estão estabelecendo um limite hoje”, disse Sander Defruyt, líder da iniciativa para a nova economia para plásticos da Ellen MacArthur Foundation. “Eles estão se unindo em uma visão comum sobre o que é necessário para eliminar a poluição por plásticos na origem e se comprometer a eliminar os plásticos que não precisamos e assegurar que todos os plásticos que precisamos seja facilmente reutilizado ou reciclado”.
O Presidente do conselho e CEO da SC Johnson, Fisk Johnson (primeira fila à direita), na segunda-feira, 29 de outubro de 2018, no palco com Ellen MacArthur e outros delegados na assinatura do Novo Compromisso Global da Economia de Plásticos na Our Ocean Conference de 2018, em Bali, na Indonésia. (Graham Crouch/AP Photography para a SC Johnson)

Na conferência Our Ocean Conference 2018, Fisk Johnson juntou-se à Dame Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation, e Erik Solheim, diretor executivo de meio ambiente das Nações Unidas, para lançar o novo compromisso global da economia de plásticos. Este documento, assinado por mais de 250 organizações, abordará as causas da poluição por plásticos, não apenas os sintomas.  Os compromissos concretos incluem:

• Tomar medidas para eliminar embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias até 2025.
  • Tomar ação para mover do uso único a modelos de reutilização, onde relevante, em 2025.
  • Tornar 100% das embalagens plásticas da SC Johnson recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.
  • Aumentar significativamente o conteúdo reciclado em embalagens plásticas até 2025.

A SC Johnson tem um longo comprometimento com a preservação do meio ambiente e tem trabalhado para melhorar a sustentabilidade e a circularidade de seus produtos plásticos por mais de uma década. Hoje, a SC Johnson está anunciando uma série de compromissos em conformidade com o New Plastics Economy Global Commitment para reduzir a sua própria pegada de plástico e incentivar a reutilização e reciclagem de produtos plásticos:

• 100% das embalagens plásticas da SC Johnson serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis em 2025. Atualmente, 90% das embalagens plásticas da SC Johnson são projetadas para serem recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
  • Triplicar a quantidade de plástico reciclado pós-consumo (PCR) nas embalagens dos produtos SC Johnson até 2025. A SC Johnson vai aumentar seu uso de plástico PCR em suas embalagens, de 10 milhões de quilogramas a mais de 30 milhões de quilogramas em 2025. Como parte disso, a SC Johnson vai aumentar a percentagem de plástico PCR que usa em seus frascos na América do Norte e na Europa de 20% hoje a 40% até 2025.
  • Ampliar o número de opções de refil concentrado para produtos SC Johnson em 2025. Desde 2011, a SC Johnson fabrica refil de líquido concentrado para seus produtos de limpeza doméstica em frascos com gatilho nos EUA. Cada frasco com gatilho é projetado para pulverizar 10.000, assim pode ser preenchido e reutilizado uma média de 13 vezes, sempre evitando uma alternativa descartável. A empresa vai continuar a expandir sua variedade de opções de refil concentrado, permitindo que os consumidores reutilizem embalagens e reduzam o desperdício.
  • Continuar removendo o excesso de plásticos sempre que possível. Implacavelmente, a SC Johnson concentra-se em remover o design desnecessário das embalagens de seus produtos. De 2011 a 2017, a empresa removeu 9,5 milhões de quilos de materiais de embalagem de seus negócios.
  • Liderar a reciclagem residencial da película plástica. A SC Johnson vai continuar seu esforço para tornar a reciclagem residencial da película plástica flexível, tais como sacos de marca Ziploc®, em uma realidade no EUA. A SC Johnson também está promovendo a reutilização de sacos da marca Ziploc®, que são feitos para serem reutilizados muitas vezes.
  • Trabalhar com o setor e com outras organizações para apoiar modelos de economia circular de plástico. A SC Johnson irá trabalhar com o setor e ONGs para apoiar ainda mais a economia de plástico circular e manter o plástico fora de aterros e do ambiente.

A SC Johnson está empenhada em aumentar a reutilização e impedir a poluição por plástico. As marcas da SC Johnson, como Windex®, Scrubbing Bubbles®, OFF!® e Mr Músculo®, têm dedicado recursos voltados às embalagens de produto. A empresa avalia sistematicamente suas embalagens para eliminar o que não é necessário e usar alternativas recicláveis onde pode.

A Our Ocean Conference, realizada de 29 a 31 de outubro em Bali, na Indonésia, reúne participantes de países em todo o mundo para influenciar os compromissos concretos e acionáveis para preservar a saúde dos oceanos. Esta conferência anual convida, desde 2014, líderes mundiais a olhar para frente e responder aos desafios do oceano, o cumprimento dos compromissos de alto nível e transformar os desafios à frente em uma oportunidade de cooperação, inovação e empreendedorismo.
O Presidente do conselho e CEO da SC Johnson, Fisk Johnson (à esquerda), na segunda-feira, 29 de outubro de 2018, no palco com Roberto Ampuero Espinoza, Ministro das Relações Exteriores do Chile (ao centro) e Dame Ellen MacArthur (à direita) após assinar o Novo Compromisso Global da Economia de Plásticos na Our Ocean Conference de 2018, em Bali, Indonésia. (Graham Crouch/AP Photography para a SC Johnson)
A SC Johnson apoia estas comunidades por quase duas décadas, ajudando-as a desenvolver modelos de negócios sustentáveis para elevar seu padrão de vida e oferecer oportunidades para uma melhor qualidade de vida. Além disso, a empresa continua a fazer progressos significativos para reduzir o impacto ambiental e aumentar a utilização de energia proveniente de fontes renováveis. Seu progresso inclui:

35% do uso global de energia de fontes renováveis.
55% de redução de emissões de gases do efeito estufa por parte de fábricas da SC Johnson desde 2000, indexado à produção.
79% de redução de resíduos em fábricas da SC Johnson desde 2000, como proporção da produção
Dezessete fábricas da SC Johnson não enviam nenhum resíduo industrial aos aterros
Três fábricas próprias da SC Johnson funcionam agora com 100% de energia eólica.
10.000 hectares de floresta tropical na região amazônica preservados,  em parceria com a Conservação Internacional

Para mais informações sobre o compromisso da SC Johnson em abordar a poluição por plásticos e saber como a empresa está ajudando a apoiar uma economia mais circular para plásticos, acesse www.scjohnson.com/plastic
A Ellen MacArthur Foundation foi lançada em 2010 com o objetivo de acelerar a transição para uma economia circular. Desde a sua criação, a instituição de caridade emergiu como uma líder do pensamento global, colocando a economia circular na agenda de tomadores de decisão de empresas, governos e da academia. O trabalho da instituição se concentra em cinco áreas interligadas: insight e análise; educação e treinamento; negócios e governo; iniciativas sistêmicas e comunicações.
www.ellenmacarthurfoundation.org | @circulareconomy
A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é uma das principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica, armazenamento doméstico, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados com calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos EUA e exterior, com marcas vendidas fora dos EUA incluindo AUTAN®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 132 anos de história, a SC Johnson gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13.000 pessoas no mundo todo e vende produtos em quase todos os países. www.scjohnson.com