O campus da sede global da SC Johnson com o Fortaleza Hall e a Torre de Pesquisa projetada por Frank Lloyd Wright

SC Johnson amplia oferta de produtos concentrados para combater a crise de resíduos plásticos

A empresa promove o uso de embalagens com refil há quase uma década

A SC Johnson segue enfrentando a crise de resíduos plásticos ao ampliar e disseminar suas ofertas de opções concentradas mais limpas.
“Recarregar com um produto concentrado é uma pequena mudança que pode fazer uma grande diferença para reduzir a geração de resíduos plásticos.” — Fisk Johnson, Presidente do conselho e CEO

RACINE, Wisconsin, 7 de maio de 2019 — A cada minuto, um milhão de recipientes plásticos são gerados em todo o mundo. Diante dessa realidade, se 20% dos 320 milhões de produtos de limpeza vendidos em recipientes com spray nos Estados Unidos fossem reutilizados por ano, poderíamos evitar a geração de mais de 3.500 toneladas de materiais plásticos.

A SC Johnson, que já atua como defensora de produtos concentrados há quase uma década, segue enfrentando a crise de resíduos plásticos ao ampliar o acesso a suas ofertas de opções concentradas.

“Os resíduos plásticos estão se tornando um crescente problema ambiental”, afirma Fisk Johnson, Presidente do conselho e CEO da SC Johnson. “Esperamos que mais e mais pessoas experimentem o uso de produtos concentrados, pois cada vez que alguém utiliza um recipiente desse tipo de produto, gera cerca de 80% menos resíduos plásticos.”
Desde que lançou a versão concentrada de seu produto Windex® em 2011, a SC Johnson tem ampliado sistematicamente suas opções de refil para outras marcas de limpeza muito utilizadas, como Pledge®, Scrubbing Bubbles®, Shout® e fantastik®.

A nova linha de produtos concentrados da SC Johnson será lançada primeiramente nos Estados Unidos e no Canadá neste mês com a oferta de recipientes e conjuntos com dois refis de Scrubbing Bubbles®, Windex® e fantastik® na Amazon e em outras lojas on-line, inclusive nos sites da Target e do Walmart. A próxima leva de refis concentrados — entre eles, dos produtos Scrubbing Bubbles®, Windex® e Mr Músculo® — estará disponível para compra pela internet no México em julho, e no Reino Unido a partir de agosto. China e Japão passarão a contar com essas opções em setembro.

Benefícios dos produtos concentrados
Além da facilidade de uso, os benefícios dos refis concentrados são principalmente ambientais. Por exemplo, os recipientes com acionador de spray da SC Johnson podem ser utilizados mais de 10 mil vezes e receber dezenas de recargas. A compra de recipientes com tamanha vida útil evita o despejo de milhares de toneladas de resíduos plásticos em aterros sanitários.

Os refis concentrados da SC Johnson utilizam cerca de 80% de material plástico.

Os refis concentrados são uma escolha fácil para a limpeza diária. Consumidores podem simplesmente combinar um frasco de concentrado com água da torneira, para um frasco com gatilho reutilizável. Um rótulo prático ajuda a identificar o que está contido no recipiente para uso futuro.

“Recarregar com um produto concentrado é uma pequena mudança que pode fazer uma grande diferença para reduzir a geração de resíduos plásticos”, afirma Johnson. “Juntos, podemos diminuir a quantidade desses resíduos e fazer nossa parte para termos um planeta mais limpo.”

Compromisso para diminuir os resíduos
A empresa segue dando importantes passos para reduzir os resíduos e se dedica a promover a circularidade de seus produtos. Por exemplo, os recipientes do Windex® da SC Johnson são feitos integralmente de plástico reciclado pós-consumo desde 2015, e durante a primavera nos EUA, a SC Johnson lançou o primeiro recipiente totalmente produzido com plástico retirado do oceano para uma importante marca de limpeza doméstica com sua linha Windex® com vinagre. Há planos de lançar, em parceria com o Plastic Bank, um recipiente Windex® produzido integralmente com a Social Plastic® até o 4º trimestre de 2019. Esse recipiente visa, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente e combater a pobreza.

Pequenas mudanças de comportamento para reduzir a geração de resíduos.

Cinco países do Sudeste Asiático — China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia — são responsáveis pelo despejo de até 60% dos resíduos plásticos no oceano, segundo um relatório de 2015 elaborado pela Ocean Conservancy e pelo McKinsey Center for Business and Environment. Os esforços para melhorar as infraestruturas de reciclagem dessa região do mundo são fundamentais. Se as taxas de coleta nesses cinco países aumentassem para uma média de aproximadamente 80%, o despejo de resíduos plásticos no oceano se reduziria em quase 25%.

Para ajudar a enfrentar esse problema, a SC Johnson realizou uma parceria com a Plastic Bank e abriu nove centros de coleta na Indonésia, com planos de expandir a iniciativa. Por meio desse programa, a empresa criou programas de reciclagem como parte da solução para reduzir os resíduos plásticos e combater a pobreza. O programa está transformando vidas ao promover benefícios sociais e econômicos em troca da reciclagem de resíduos plásticos usados ou coletados.  Ele busca instruir sobre reciclagem e ajudar as pessoas a conviverem e utilizarem o plástico de forma responsável.

Para obter mais informações sobre o compromisso da SC Johnson de abordar a poluição plástica, acesse www.scjohnson.com/plastic .

A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é uma das principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica, armazenamento doméstico, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados com calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países. Estão entre suas marcas fora dos Estados Unidos AUTAN®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 133 anos de história, a SC Johnson gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13.000 pessoas no mundo todo e vende produtos em quase todos os países. www.scjohnson.com

1  https://www.theguardian.com/environment/2017/jun/28/a-million-a-minute-worlds-plastic-bottle-binge-as-dangerous-as-climate-change