SC Johnson faz parceria com a Molécoola para aumentar taxa de reciclagem no Brasil

Consumidores de São Paulo já podem receber recompensas ao reciclarem materiais domésticos comuns

RACINE, Wisconsin, 30 de outubro de 2019 – A SC Johnson anunciou hoje uma parceria com a startup de logística reversa Molécoola para patrocinar centros de reciclagem na cidade de São Paulo, reforçando o compromisso da empresa com a reciclagem e a sustentabilidade. Os consumidores podem devolver as embalagens vazias dos produtos de qualquer marca conhecida da SC Johnson – incluindo Mr. Músculo®, Glade® e OFF!® – em qualquer instalação da Molécoola e receber pontos, que podem ser resgatados em troca de itens e serviços através de um aplicativo. Os pontos também podem ser utilizados em doações beneficentes para comunidades de São Paulo.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Molécoola para ajudar a aumentar as taxas de reciclagem no Brasil”, diz Tatiana Ganem, diretora executiva e gerente geral da SC Johnson Brasil. "Como fabricante líder de marcas de consumo doméstico no Brasil, temos um compromisso de longa data com a proteção do meio ambiente.”

Os postos de coleta da Molécoola recebem uma ampla variedade de materiais recicláveis, inclusive latas de aerossol e bebidas, papel, papelão, aglomerado, plástico, eletrônicos e óleo de cozinha. Desde a primeira parceria com a SC Johnson, firmada em novembro de 2018, a empresa já coletou mais de 360 toneladas de materiais recicláveis.

Levando em consideração que mais de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos recicláveis são descartados, por ano, no Brasil1, essa parceria foi criada para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que chega aos aterros, incentivando as pessoas a reciclar. A startup Molécoola está ajudando a criar uma economia circular para expandir o nível de reciclagem atual no Brasil, de aproximadamente três milhões de toneladas por ano2, por meio de seu ponto de coleta exclusivo, que recebe uma variedade de materiais pós-consumo. Essa nova cadeia de reciclagem consolida os recicláveis de maneira eficaz, possibilita a venda de materiais diretamente aos recicladores e é 100% rastreável por meio de seu sistema exclusivo, que funciona em smartphones.

“Somos muito gratos à SC Johnson por sua parceria nesta importante iniciativa”, declarou Rodrigo Jobim, CEO da Molécoola. “Com a ajuda da empresa, estamos educando os consumidores sobre a importância de proteger o meio ambiente, mudando comportamentos e criando uma economia circular que oferece benefícios diretos aos compradores, recicladores e, principalmente, ao meio ambiente.”

Liderança em sustentabilidade
Desde a redução do desperdício até o uso de energia renovável para combater o desmatamento, a SC Johnson tem um extenso legado de atuação para a proteção do meio ambiente. Até o final de 2019, 100% das fábricas da SC Johnson deixarão de enviar lixo de produção para os aterros, incluindo a fábrica em Manaus.

A SC Johnson também coordena um programa de reciclagem de aerossóis em São Paulo, onde trabalha em conjunto com cooperativas de coleta de lixo, permitindo que mais de 1.800 catadores e 95 outros trabalhadores se envolvam no processo de reciclagem e gerando, ao mesmo tempo, um impacto social positivo para a comunidade.

Compromisso para reduzir o desperdício de plástico
A SC Johnson foi signatária fundadora do Compromisso Global da Nova Economia de Plásticos e é parceira global da Ellen MacArthur Foundation. A SC Johnson assumiu os seguintes compromissos para reduzir sua própria pegada plástica e incentivar a reutilização e reciclagem de produtos plásticos:

• 100% das embalagens plásticas da SC Johnson serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Atualmente, 94% das embalagens plásticas da SC Johnson são feitas para serem recicláveis, reutilizáveis e compostáveis.
  • Triplicar a quantidade de plástico reciclado pós-consumo (PCR) nas embalagens dos produtos SC Johnson até 2025. A SC Johnson já utiliza frascos de plástico totalmente reciclado pós-consumo (PCR) em várias linhas de produtos e, em 2019, lançou o primeiro frasco do mercado totalmente produzido com plástico retirado dos mares, coletados a uma distância de até 50 km em oceanos ou hidrovias em países sem infraestrutura para coleta de resíduo formal.
  • Ampliar o número de opções de refil concentrado para produtos SC Johnson até 2025. A empresa continuará ampliando sua variedade de opções de refil concentrado e já conta com lançamentos no Canadá, no México, nos Estados Unidos, na China e no Japão, permitindo que os consumidores destes mercados reutilizem embalagens e reduzam o desperdício.
  • Continuar removendo o excesso de plástico sempre que possível. A SC Johnson tem se concentrado incansavelmente em eliminar o excesso de plástico em embalagens dos seus produtos. No ano passado, a empresa alcançou uma redução de 1,7 milhão de quilos na quantidade de plástico utilizado em suas embalagens primárias.
  • Trabalhar com a indústria e outras organizações para apoiar modelos de economia circular de plástico. A SC Johnson trabalhará com a indústria e com organizações não governamentais para promover o apoio à economia circular do plástico e mantê-lo fora dos aterros sanitários e do meio ambiente.

Para obter mais informações sobre o compromisso da SC Johnson de lidar com a poluição por plástico e saber como a empresa está ajudando a apoiar uma economia mais circular para este material, acesse www.scjohnson.com/plastic.

1Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELP)
2Relatório de 2017 sobre a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – Ministério de Desenvolvimento Regional)

Sobre a SC Johnson
A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é um dos principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica, armazenamento doméstico, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados com calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países, e estão entre suas marcas comercializadas fora dos Estados Unidos AUTAN®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 133 anos de história, a empresa gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13 mil pessoas mundialmente e vende produtos em quase todos os países do planeta.  https://www.scjohnson.com/pt-br